Checklist para identificar o nível de compliance jurídico do seu negócio.

novembro 17, 2021

Compliance, importado do inglês, remete-se ao termo “conformidade”; a algo que se submete a um processo ou se encaixa em uma série de procedimentos internos. 

 

Para o mundo empresarial e de startups, significa o produto total de um conjunto de matérias, procedimentos e casos que desaguam na elaboração de regulamentos, leis e normas, que devem ser cumpridas para assegurar o bom funcionamento das atividades. Dessa forma, estar “em compliance” significa estar de acordo com as diretrizes fundamentais do negócio. 

 

No mundo jurídico, significa assegurar o cumprimento de normas e deveres legais, para que as práticas diárias estejam em conformidade com a legislação, regulamentações, documentos societários, contratos e políticas internas das empresas. 

 

Para lhe auxiliar a definir qual o nível de compliance do seu negócio, elaboramos um checklist com alguns quesitos essenciais: 

 

  • Você consegue identificar facilmente quais as leis e regulamentações se aplicam a seu negócio? 

 

  • Sabe se a atuação desempenhada pela empresa está submetida à regulamentação de um ente regulador? Se sim, quais são eles?

 

  • Existem programas que estimulem, sempre, o alinhamento dos colaboradores com os sócios e investidores da empresa?

 

  • O negócio está alinhado e em dia com as obrigações fiscais e tributárias?

 

  • Houve a implementação de programa de governança de dados, bem como adequação da sua empresa à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)? 

 

  • A análise de riscos é feita de forma controlada e escalonada?

 

  • Há a adoção de um sistema de monitoramento para controle efetivo dos riscos com as informações que tramitam dentro da empresa? 

 

  • Os colaboradores têm ciência e possuem capacitação com relação às políticas da empresa?

 

  • Você possui um processo de Onboarding para os colaboradores, fornecedores e demais terceiros que estão envolvidos na operação?

 

  • Os documentos jurídicos que se aplicam ao negócio, tais como Termos de Uso, Política de Privacidade, Política de Cookies, estão facilmente disponíveis para seus clientes terem acesso?

 

A definição e a gestão de compliance faz o papel de alinhar expectativas e conhecimentos. Também dá visibilidade ao negócio, na medida em que cria laços pessoais com clientes, colaboradores e investidores, uma vez que demonstra claramente a cultura da empresa e seus critérios éticos. 

Publicado por:

Veja também:

© 2022 Vanzin & Penteado Advogados Associados.

crossmenu linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram