Compliance, importado do inglês, remete-se ao termo “conformidade”; a algo que se submete a um processo ou se encaixa em uma série de procedimentos internos.
Para o mundo empresarial e de startups, significa o produto total de um conjunto de matérias, procedimentos e casos que desaguam na elaboração de regulamentos, leis e normas, que devem ser cumpridas para assegurar o bom funcionamento das atividades. Dessa forma, estar “em compliance” significa estar de acordo com as diretrizes fundamentais do negócio.
No mundo jurídico, significa assegurar o cumprimento de normas e deveres legais, para que as práticas diárias estejam em conformidade com a legislação, regulamentações, documentos societários, contratos e políticas internas das empresas.
Para lhe auxiliar a definir qual o nível de compliance do seu negócio, elaboramos um checklist com alguns quesitos essenciais:
A definição e a gestão de compliance faz o papel de alinhar expectativas e conhecimentos. Também dá visibilidade ao negócio, na medida em que cria laços pessoais com clientes, colaboradores e investidores, uma vez que demonstra claramente a cultura da empresa e seus critérios éticos.
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