Prevenção a Golpes Bancários e Fraudes

setembro 12, 2023

Na atualidade, a tecnologia remodelou o cenário global e, consequentemente, o setor bancário, tornando-o mais acessível. No entanto, esse avanço também deu origem a desafios notáveis, exemplificados pelo crescimento de práticas fraudulentas e golpes bancários.

Dessa forma, discutiremos nesse artigo quais são as medidas essenciais que as instituições e seus clientes podem adotar para prevenir e combater fraudes e golpes bancários?

Quais os Principais Tipos de Fraudes e Golpes Bancários?

Os fraudadores e golpistas têm aperfeiçoado suas táticas para explorar as lacunas do sistema bancário, a seguir, alguns dos tipos mais comuns de fraudes:

  • Phishing: crime cibernético em que os criminosos tentam obter dados pessoais, senhas, número de cartões, entre outros, por meio de mensagens falsas, como e-mails ou mensagens de texto, fingindo ser empresas ou indivíduos confiáveis.
  • Clonagem de Cartões
  • Roubo de Identidade
  • Falsificação de Documentos
  • Boleto Fraudado

Esses golpes e falsificações podem resultar em perdas financeiras significativas para as instituições e para os clientes.

A Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) alerta também sobre outros tipos de golpes e fraudes que cresceram expressivamente nos últimos anos, conforme notícia publicada no link:

Quais as medidas para Prevenção Interna?

As instituições bancárias devem implementar medidas internas rigorosas. Isso inclui a adoção de sistemas avançados de detecção de atividades suspeitas, que monitoram transações e comportamentos incomuns. Além disso, a aplicação de sistemas de autenticação em múltiplas etapas, como a autenticação em dois fatores (2FA), auxilia na garantia de que apenas os titulares legítimos possuam acesso às suas contas.

É comum que as instituições bancárias ofereçam em seus sites orientações e recomendações para evitar tais golpes e fraudes.

Conscientização dos Clientes

Para garantir a prevenção de tais ações e golpes, é imprescindível que as instituições bancárias forneçam informações claras sobre os riscos associados a atividades como compartilhamento de senhas, divulgação de informações pessoais, acesso a links suspeitos e promovam a conferência criteriosa de todos os documentos recepcionados.

Portanto, conscientizar os clientes sobre esses perigos desempenha um papel fundamental na mitigação de tais ameaças.

Tecnologia e Futuro da Prevenção a Fraudes

A tecnologia desempenha um papel crucial na prevenção de fraudes bancárias, pois a análise de dados e a inteligência artificial estão sendo usadas para identificar padrões de comportamento suspeitos e anormalidades nas transações.

Além disso, inovações como a biometria, que utiliza características físicas únicas do cliente para autenticação, estão ganhando destaque como uma medida segura de verificação de identidade.

Conclusão

Assim, a prevenção a fraudes e golpes no direito bancário é uma ação constante que exige esforços coordenados de instituições, clientes e autoridades. A adoção de medidas internas, a conscientização dos clientes e a aplicação de tecnologias inovadoras são passos cruciais para proteger os ativos financeiros e manter a confiança no sistema bancário.

Então, ao permanecer atento e adotar práticas de segurança, podemos mitigar os riscos e garantir um ambiente financeiro mais seguro para todos.

Ficou na dúvida? Antes de concluir qualquer procedimento, assegure-se de ter seguido todas as medidas de segurança recomendadas.

Publicado por:

Veja também:

© 2022 Vanzin & Penteado Advogados Associados.

crossmenu linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram