O que é Cap Table e sua importância para Startups

outubro 22, 2021

Cap Table ou Capitalization Table, termos importados do inglês, que podem ser interpretados como Tabela de Capitalização, trata-se de uma tabela onde constam os percentuais de cada sócio na empresa e o valor patrimonial correspondente. 

 

O maior objetivo dessa ferramenta é formalizar e registrar: 

 

  • Quadro societário atual e as respectivas participações; 
  • Classes de ações (ordinárias, preferenciais etc); 
  • Rodadas de investimentos; 
  • Diluição de capital; 
  • Saídas de sócios/acionistas; 
  • Pool de ações destinadas a stock option plan, que refletirão nos Contratos de Vesting e projeções de investimentos;
  • Dentre outras.

 

Como o Cap Table deve ser construído?

A confecção do Cap Table normalmente se inicia de uma forma mais simples, com poucas informações, equivalente ao nível de complexidade da fase na qual a empresa se encontra.  Com o desenvolvimento do projeto, tende a ficar mais complexa, seguindo o rumo do crescimento empresarial e principalmente dos negócios. 

 

Quem compõe o Cap Table?

Considerando o contexto das Startups e mecânica dos rounds de investimento, onde os investidores aportam recursos e não necessariamente ingressam imediatamente no quadro societário / acionário da empresa, o Cap Table pode trazer, além dos sócios e acionistas formalmente registrados no Contrato Social ou Estatuto, terceiros que já possuem participação negociada, neste caso, os investidores.

 

Importância do Cap Table para Startups

Startups possuem um crescimento exponencial em suas primeiras fases de vida e manter um Cap Table saudável, como ferramenta de organização, torna-se um impulsionador desse desenvolvimento ordenado e orgânico. 

 

Para tal, é essencial que se tenha um controle rígido de quem são os sócios, assim como quais as suas respectivas quotas, ações e valores de investimentos, a fim de se evitar erros e conflitos organizacionais. Isso muito se liga ao fato de que transações, contratos e negócios tendem a ser cada vez mais dinâmicos e não burocráticos, como consequência dos avanços tecnológicos e à ascensão atual das Startups como modelo de negócio mais utilizado no mercado financeiro brasileiro. Por isso, aqueles que não se atualizam, nesses termos, podem impedir ou congelar esse crescimento, ou até pior, gerar problemas futuros pela falta de organização e registro das transações, incluindo até, uma visão depreciativa de potenciais investidores pela falta desse cuidado essencial.

 

Além disso, o Cap Table é um documento essencial para a projeção de situações hipotéticas e futuras por, dentre outros motivos, atribuir transparência ao negócio. A documentação formal destas informações gera, por consequência, uma forte base de confiança para novos investidores ou rodadas de investimentos, na medida em que dá o norte e facilita simulações para análise de potenciais resultados financeiros de transações e aportes. 

O Cap Table é o esqueleto da organização empresarial, e ter um advogado ou profissional legal especializado no assunto elevará ainda mais as chances de sucesso e de um grande crescimento natural, nos termos da legislação vigente e das normas de mercado, maximizando as captações de novos investidores, o aumento do capital social, o atingimento de metas empresariais e a organização.

Publicado por:

Veja também:

© 2022 Vanzin & Penteado Advogados Associados.

crossmenu linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram