A tendência BYOD e as implicações na proteção de dados.

fevereiro 2, 2022

Com a adesão à prática do home office e do trabalho híbrido, o conceito de BYOD - Bring Your Own Device, ou “traga seu próprio dispositivo''), ganhou maior visibilidade e aceitação por parte de diversas empresas e escritórios. Trata-se da implementação de políticas internas que permitem que os colaboradores utilizem seus próprios gadgets para acesso aos sistemas administrativos das empresas.

 

Entretanto, com a popularização dessa prática, é necessário se atentar às questões ligadas à proteção e gestão de dados com segurança, e dentro das normas especificadas pela Lei Geral de Proteção de Dados. 

 

Tecnologia mais acessível 

É cada vez mais comum que os funcionários detenham em suas casas equipamentos (principalmente smartphones) mais potentes, novos e tecnológicos do que aqueles oferecidos pelas organizações.

 

Há, ainda, que se considerar que na maioria dos casos as atualizações de programas e sistemas são muito mais recorrentes em devices “domésticos” do que nos empresariais.

 

Além disso, a utilização de devices pessoais, também, para o desempenho das atividades profissionais, possibilita que os colaboradores exerçam suas tarefas de onde desejarem, pois terão acesso aos documentos necessários de forma simples e rápida. 

 

Implementando o BYOD em sua gestão 

Para que essa prática tenha sucesso, não se pode ignorar a necessidade de implementar também uma política interna de segurança de dados e de informações corporativas

 

Significa dizer que um bom termo BYOD conterá em suas cláusulas as obrigações do colaborador quanto à confidencialidade das informações que estão em suas mãos, ainda que pelas vias de seu próprio computador e demais devices. 

 

É essencial que o empregado esteja ciente de suas obrigações e que lhe tenha sido disponibilizado um treinamento para garantir que entenda os direitos e obrigações contidas no documento, possibilitando que o aplique plenamente. 

 

A equipe deve estar totalmente ciente do que é, essencialmente, o BYOD; assim como suas vantagens e todos os cuidados necessários. Nesse sentido, é essencial que o acesso ao manual de segurança de informações esteja claro aos funcionários, e que possam ter acesso a ele sempre que julgarem necessário.

 

Uma das chaves para que a atividade empresarial siga tranquilamente é, também, adotar um forte controle de acesso: é essencial que este colaborador tenha acesso a todas as pastas ou apenas a algumas delas? Isso garantirá ainda mais segurança das informações e dados, evitando possíveis problemas.

 

Na implementação do BYOD, a equipe de TI será de muita utilidade. Isso porque os colaboradores precisam ter acesso a informações, como:

 

  1. A importância da atualização dos programas;
  2. Utilização correta de antivírus;
  3. Verificação em duas etapas de softwares;
  4. Acesso a terceiros (de acordo com o termo);
  5. Password policy;
  6. A utilização dos dispositivos dentro das diretrizes estipuladas.

 

Dada sua importância, é essencial que se conte com uma equipe jurídica especializada e capacitada para atender sua empresa, elaborar o BYOD dentro de todas as formalidades legais e garantir o bom funcionamento do termo.

Publicado por:

Veja também:

© 2022 Vanzin & Penteado Advogados Associados.

crossmenu linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram